Espetáculo “Mulheres Malês – Nas Margens do Rio” estréia no Cine Teatro Lauro de Freitas

Mulheres MalÊs

Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (23), às 19h, o espetáculo “Mulheres Malês – Nas Margens do Rio” acontece no Cine Teatro Lauro de Freitas – espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) – produzido pelo grupo Loca de Teatro e com texto e direção de Heme Costa. Os ingressos custam R$20 (inteira) e R$10 (meia) com classificação livre.

O espetáculo empenha-se em não somente contar a história do Levante, mais fazer refletir sobre as individualidades desse processo onde as negras e negros no século XIX, pensaram uma nova estrutura político-social, e utilizaram da inteligência, estratégia e força para remodelá-la. E traz um olhar através de uma linguagem sensível e lúdica, sobre a construção racial e de gênero propondo o público a pensar o dia anterior ao Levante do Rio Joanes, quais os sentimentos e estratégias que antecederam a ação, relembrando mulheres que fizeram parte deste processo: Ludovina, Tereza, Germana e Francisca.

Segundo a diretora Heme Costa “é fundamental compreendermos que essas pessoas existiram, eram individuais, tinham nome e histórias pessoais, tira da nebulosidade a compreensão generalizada e racista de que as insurreições possuem uma única versão, aquelas contadas nos livros didáticos, sem profundidade, sem pessoalidade”.

O Levante do Rio Joanes foi à insurreição Malê que aconteceu em 28 de fevereiro de 1814, tendo início em Salvador com o propósito de seguir até o Recôncavo, sendo bloqueados às margens do Rio Joanes na região de Santo Amaro de Ipitanga, hoje então Lauro de Freitas.

Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais em diversos territórios de identidade baianos, geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), setor vinculado à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult). Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro Cultural de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: http://www.espacosculturais.wordpress.com.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s